Editorial N.º5

     

    A Revista Mátria Digital, ao assinalar os seus cinco anos de existência, como instrumento de primordial relevância no conhecimento científico, não pode passar despercebida. É, afinal, o primar do espirito uma vez que tem a palavra de figuras marcantes, Membros do Centro de Investigação espalhados pelo mundo.

     Individualizada nos seus “artigos” pela reflexão, tem por base um largo esforço, sageza e generosidade de alta dignidade e saber, pronta para mostrar o cristalino da matriz da investigação, que fica nas suas páginas cheias de brilho em eloquência.

    E como não lembrar os extraordinários ilustradores da Revista Mátria Digital, N. º5, que nos fazem entender a diversidade do Conhecer/Saber no qual se reflectem perspectivas muito criativas, de alto mérito, numa actividade científica de excelência.

     Professor Doutor Alberto González Rodríguez, “Juan de Badajoz, arquitecto de la catedral de León”; Professor Doutor Ariel Guiance, “De Coimbra al Paraíso. Observaciones en torno a la muerte de los Santos en dos relatos medievales portugueses”; Professor Doutor Francisco Ribeiro da Silva, “Os Bispos do Porto na Construção da Cidade”; Dra. Maria Alzira Almeida, “Frades Arrábidos em Rio Maior”; Professor Doutor Carlos Roberto Nogueira, “A Crise em Portugal: a Nobreza e as “Contias” na segunda metade do século XIV”; Professor Doutor Filipe Alves Moreira, “Uma descrição inédita do torneio de Xabregas (1550)”; Professor Doutor Guilherme Gomes da Silveira d’Avila Lins, “Reflexões críticas sobre um primitivo núcleo colonial da Paraíba (1578-1579) na ilha fluvial da Restinga, perto da desembocadura do rio Paraíba”; Professor Doutor Carlos Emaunel dos Santos, “Os Jesuítas em Cabo Verde e o seu projeto arquitetónico não materializado”; Professora Doutora Joana Aguiar e Silva, “Ficções históricas, jurídicas e literárias: O Humanismo de Thomas More e a utopia constitucional”; Professor Doutor Jaime Ricardo Gouveia, “Costelas de Adão: a desacreditação dos depoimentos femininos na Inquisição portuguesa”; Mestre, Dra. Cátia Salvado Fonseca, “Portugal na Exposição Universal de Paris de 1889: a sua Repercussão na Imprensa Periódica Portuguesa”; Doutoranda Ana Catarina Necho, “A relação entre o patológico e o espiritual na concepção da assistência mental: o primeiro hospital para alienados em Portugal”; Professora Doutora Ana Leal Faria, ““Em socorro da Cristandade” / A Batalha de Matapão nas relações diplomáticas de Portugal com a Santa Sé”; Professor Doutor Daniel Estudante Protásio, “O 2º Visconde de Santarém e a Academia das Ciências de Lisboa (1821-1852)”; Professora Doutora Ana Carina Azevedo, “A procura de uma administração eficaz. A introdução da organização científica do trabalho na administração pública portuguesa (1960-1974)”; Mestre, Dra. Maria Rosa Pacheco Machado, “Valentim Fernandes / O Homem, a Obra”; Professor Doutor Juan Carlos Monterde García, “Influencias Jurídicas en la Constitución Española de 1978: Especial Consideración De La Constitución de La República Portuguesa (1976)”; Professora Doutora Patricia Rodrigues, “The pursuit of beauty in “the age of powder and paint”", Doutorando Tiago Carvalho, “As tecnologias de transporte urbano nas filosofias da tecnologia de Albert Borgmann e Don Ihde”; Professor Doutor António dos Queirós, “Desafios e Missão dos Museus de Ciência de 3ª Geração”; Juíza Desembargadora Manuela Bento Fialho, “A Responsabilidade Por Doenças Profissionais”; Suplemento – Dr. Joaquim Adriano Botas Castanho, “Implementação do Serviço Nacional de Saúde em Santarém”; Recensão – Dr. Manuel Custódio de Oliveira, ““O Capital no Século XXI” de Thomas Piketty / Um excelente livro sobre as desigualdades, o capital e o trabalho” .

       A Revista Mátria XXI e Mátria Digital são um exemplo de experiências e criação, vitalidade da acção do Conselho de Redacção, Conselho Editorial e da Coordenação Editorial e Edição Gráfica, que garantem a periocidade semestral das duas Revistas Cientificas do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.

      A Revista Mátria Digital é um esforço para pensar o nosso tempo, um novo olhar sobre o conhecimento aberto ao Mundo, numa absoluta Razão do seu ser, pronta a influenciar incisivamente a investigação.

 

 

Martinho Vicente Rodrigues

O Director

 

 Ensaio

 

Juan de Badajoz, arquitecto de la catedral de Léon

Alberto González Rodríguez

PDF

De Coimbra al Paraíso.Observaciones en torno a la muerte de los Santos en dos relatos medievales portugueses

Ariel Guiance

PDF

Os Bispos do Porto na Construção da Cidade

Francisco Ribeiro da Silva

PDF

Frades Arrábidos em Rio Maior

Maria Alzira Almeida

PDF

A Crise em Portugal: a Nobreza e as “Contias” na segunda metade do século XIV

Carlos Roberto Nogueira

PDF

Uma descrição inédita do torneio de Xabregas (1550)

Filipe Alves Moreira

PDF

Reflexões críticas sobre um primitivo núcleo colonial da Paraíba (1578-1579) na ilha fluvial da Restinga, perto da desembocadura do rio Paraíba

Guilherme Gomes da Silveira d'Avila Lins

PDF

Os Jesuítas em Cabo Verde e o seu projeto arquitetónico não materializado

Carlos Emanuel dos Santos

PDF

Ficções históricas, jurídicas e literárias: O Humanismo de Thomas More e a utopia constitucional

Joana Aguiar e Silva

PDF

Costelas de Adão: a desacreditação dos depoimentos femininos na Inquisição portuguesa

Jaime Ricardo Gouveia

PDF

Portugal na Exposição Universal de Paris de 1889:a sua Repercussão na Imprensa Periódica Portuguesa

Cátia Salvado Fonseca

PDF

A relação entre o patológico e o espiritual na concepção da assistência mental: o primeiro hospital para alienados em Portugal

 Ana Catarina Necho

PDF

“Em socorro da Cristandade” A Batalha de Matapão nas relações diplomáticas de Portugal com a Santa Sé

Ana Leal Faria

PDF

O 2º Visconde de Santarém e a Academia das Ciências de Lisboa (1821-1852)

Daniel Estudante Protásio

PDF

A procura de uma administração eficaz. A introdução da organização científica do trabalho na administração pública portuguesa (1960-1974)

Ana Carina Azevedo

PDF

Valentim Fernandes / O Homem, a Obra

Maria Rosa Machado

PDF

Influencias Jurídicas en la Constitución Española de 1978: Especial Consideración de la Constitución de la República Portuguesa (1976)

Juan Carlos Monterde García

PDF

The pursuit of beauty in “the age of powder and paint"

Patrícia Rodrigues

PDF

As tecnologias de transporte urbano nas filosofias da tecnologia de Albert Borgmann e Don Ihde

Tiago Carvalho

PDF

Desafios e Missão dos Museus de Ciência de 3ª Geração

António dos Santos Queirós

PDF

A Responsabilidade Por Doenças Profissionais

Manuela Bento Fialho

PDF
 Suplemento

Implementação do Serviço Nacional de Saúde em Santarém

Joaquim Botas Castanho

PDF
 Recensão

“O Capital no Século XXI” de Thomas Piketty Um excelente livro sobre as desigualdades, o capital e o trabalho

Manuel Custódio de Oliveira

PDF